GHEE - MANTEIGA CLARIFICADA
/ 09/01/2023

GHEE - O óleo purificado da manteiga, onde toda a água e os elementos sólidos e toxinas da gordura do leite e lactose são completamente removidos.  Embora seja inteiramente preparado a partir da manteiga, suas propriedades, de acordo com a ayurveda, diferem muito da manteiga em si.  

 

Quando o ghee é preparado através do método tradicional de aquecimento e coação, toda a água é evaporada e os elementos sólidos da gordura do leite são completamente removidos. O resultado é um óleo dourado e brilhantemente transparente que não fica rançoso.

 

Este é o ouro líquido que aparece nas antigas escrituras indianas. E este é o ghee que encontrará um lugar em todos os alimentos que você preparar.

 

O ghee preparado adequadamente apresenta as seguintes qualidades:

 

  • não contém sal,
  • não contém lactose,
  • não produz fumaça em temperaturas altas,
  • não necessita de refrigeração. 

 

É utilizado por naturopatas em diversas culturas, que extraem seus poderes curativos e rejuvenescedores.

 

E para aqueles com alergias graves a laticínios, é uma parte integral da dieta com alto grau de restrição.

 

Na Ayurveda, o Ghee é considerado Rasayana, ou seja, um alimento rejuvenescedor e regenerador, um tonificante que aumenta a força e a expectativa de vida, de propriedades emolientes, que serve de base para diversas preparações medicinais – é considerado um ótimo “portador” para todas as ervas que são tomadas com ele. Além disso é utilizado em técnicas de massagens, pois nutre tecidos profundos, sendo muito bom para peles secas e para prevenir rugas. Ele é bom para todo o tipo de pessoas.

 

Também é extremamente benéfico para o fígado, útil para inflamações gastrointestinais e no combate a úlceras, ajuda a equilibrar o fogo digestivo no organismo, fortalece o sistema imunológico, ajuda no tratamento dos pulmões, a melhorar a memória e é utilizado em algumas técnicas para refrescar e nutrir os olhos. É um ótimo purificador dos canais e condutos do organismo, não apenas os físicos, mas também os energéticos e sutis. É um tônico que fortalece e regenera os fluidos, e é lubrificante, aumentando a flexibilidade.

 

 

Quer aprender a fazer o seu próprio GHEE??

A receita se encontra disponivel no site de Receitas Nutrifeliz: http://bit.ly/NutrifelizReceitas

 

mande um email : claudete@nutrifeliz.com.br
minhas redes :
0 comentário

COMENTE VOCÊ TAMBÉM

ENVIAR FOTO