BIOIMPEDÂNCIA - O que é e como fazê-lo
Dica da Nutricionista / 13/02/2023

O que é Bioimpedância? 

 

A bioimpedância é uma técnica utilizada para medir a resistência elétrica de tecidos biológicos. É uma forma de avaliar a composição corporal, determinando a quantidade de tecido gordo, músculo e água presentes no corpo. Isso é realizado através da aplicação de uma corrente elétrica de baixa intensidade ao corpo, que é medida para determinar a resistência dos tecidos ao fluxo de corrente.

 

A bioimpedância pode ser útil na avaliação da saúde, pois a composição corporal pode estar relacionada a vários fatores de risco para doenças, como obesidade, doenças cardiovasculares e derrames. Além disso, a bioimpedância também pode ser usada para monitorar a perda de peso, a reidratação e a recuperação após um exercício físico intenso.

 

É importante destacar que, apesar de ser uma técnica útil, a bioimpedância não é 100% precisa e pode ser afetada por vários fatores, incluindo a hidratação, a alimentação e a atividade física recente. Por essa razão, é importante que a bioimpedância seja usada como uma ferramenta complementar na avaliação da saúde, juntamente com outros exames e informações clínicas.

 

Protocolo para fazer o exame de Bioimpedância:

 

O protocolo para realização desse exame pode variar dependendo da marca e modelo do aparelho utilizado, mas alguns passos comuns incluem:

 

  • Preparação: É importante chegar ao exame com uma hidratação adequada, sem usar cremes, pomadas ou outros produtos que possam interferir na leitura. Também é indicado evitar a realização do exame imediatamente após o exercício físico ou banho.

  • Posicionamento: O paciente é posicionado de pé ou sentado, dependendo do aparelho utilizado. Alguns dispositivos podem solicitar que o paciente retire sapatos e meias.

  • Colocação dos eletrodos: Pequenos eletrodos são colocados em pontos específicos do corpo, geralmente nos pés, nas mãos e na barriga.

  • Medição: O aparelho envia uma corrente elétrica de baixa intensidade através dos eletrodos, medindo a resistência à corrente, ou seja, a bioimpedância.

  • Cálculo da composição corporal: Com base nas medições, o aparelho calcula a quantidade de massa muscular, gordura e água no corpo.

  • Resultados: Os resultados do exame são apresentados em forma de gráficos ou tabelas, permitindo uma avaliação objetiva da composição corporal e sua evolução ao longo do tempo.

 

mande um email : claudete@nutrifeliz.com.br
minhas redes :
0 comentário

COMENTE VOCÊ TAMBÉM

ENVIAR FOTO